quarta-feira, 1 de julho de 2015

11 decisões que podem atrapalhar a sua viagem


11 decisões que podem atrapalhar a sua viagem
quarta-feira, 10 junho 2015
Não deixe que essas decisões erradas atrapalhem a sua tão sonhada viagem. Siga as dicas e tenha ótimos dias longe de casa!

Não estrague as suas viagens, por causa de decisões erradas. Veja como evitar furadas!

Planejar uma viagem, principalmente internacional, é uma tarefa que exige tempo e que envolve detalhes que podem garantir o sucesso dos seus dias longe de casa ou que podem arruinar boa parte dos seus melhores momentos. Isso porque algumas decisões ou a negligência em relação a alguns cuidados são responsáveis por furar a experiência de qualquer viajante. E para você não cair em nenhuma furada, hoje trouxemos dicas que evitam dores de cabeça. Dá uma olhada!
1. Se hospedar em um resort all-inclusive
Se o que você entende por férias é ficar o tempo todo dentro de um hotel, curtindo a piscina, o restaurante e o SPA sem limitações, já que todos os valores estão inclusos no pacote, tudo bem passar alguns dias em um All-inclusive. Acontece que mesmo o que pode ser definido como paraíso cansa, além de atrapalhar a melhor parte de uma viagem, que é conhecer lugares novos e entrar em contato com diferentes aspectos e costumes culturais. Para relaxar e esquecer o estresse do dia-a-dia, este tipo de resort é bem-vindo, vez ou outra, mas não faça da opção uma prioridade, a não ser que você queira mesmo é se isolar do mundo e tenha condições financeiras para bancar uma hospedagem luxuosa durante todas as suas viagens.
2. Não parar para descansar
É natural você querer aproveitar ao máximo o destino visitado e, com isso, programar seus dias com atividades para preencher todas as horas do dia. No entanto, em vez de ter uma viagem completa, nesses casos, o resultado será uma viagem cansativa e, na maioria das vezes, pouco proveitosa. Afinal, querer visitar todos os lugares e ficar pouco tempo em cada um deles é garantia apenas de uma experiência vazia. O ideal é se planejar para visitar o que mais pode te encantar na cidade escolhida e aproveitar o tempo que for necessário para sentir toda a sua essência, nem que com isso você deixe alguns lugares de fora. Lembre-se também de dormir cedo e descansar bastante durante a noite para que o dia seguinte possa ser mais produtivo.
3. Seguir o roteiro à risca
Listar os lugares que serão visitados, traçar rotas, conferir horários e valores são atitudes fundamentais para uma viagem bem planejada, mas não significa que dessa forma tudo sairá perfeitamente e dentro das expectativas. Esteja preparado para imprevistos e não se abale caso alguma coisa atrapalhe seus planos. Além disso, deixe um ou dois dias livres para improvisar e se deixar levar pelas ruas à sua volta. É sempre possível encontrar uma boa surpresa no meio do caminho.
4. Abrir mão de um seguro de viagem
Ninguém viaja pensando no pior, mas é sempre aconselhável considerar que imprevistos acontecem. Você pode ficar doente, sofrer algum acidente ou ainda ser roubado. É para resolver estas e outras situações que existe o seguro de viagem.  Mesmo que você não acione, não veja o investimento como inútil e tenha como hábito inclui-lo como gasto sempre que for planejar o orçamento de uma nova viagem.
5. Não proteger seu passaporte
O passaporte é o documento mais valioso na hora de entrar em um país, e se torna ainda mais importante na hora de voltar para casa. Por isso, perdê-lo no meio do caminho pode trazer grandes dores de cabeça. A dica, portanto, é deixa-lo sempre no hotel e, caso seja necessário apresenta-lo em algum lugar, leve uma cópia autenticada e mantenha o original em algum lugar seguro, de preferência no cofre.   
6. Viajar com malas muito pesadas
Nada pior que sofrer com o peso da sua bagagem, durante o trajeto entre aeroporto e hotel. Muitas vezes, será necessário pegar um ônibus ou metrô para percorrer o caminho e uma mala muito grande ou excessivamente pesada (ou várias delas) só vai te atrapalhar, principalmente quando você estiver viajando sozinho. Considere levar apenas o necessário, fazendo uma lista de itens indispensáveis e deixando um espaço para armazenar suas compras. Além de não ter problemas com excesso de bagagem, sua viagem será muito mais leve - literalmente.
7. Não se preocupar com a documentação necessária
Muitos países exigem visto para turistas, enquanto outros pedem para que os viajantes se vacinem dias antes do embarque. Caso estes detalhes sejam desconsiderados, você pode voltar para casa mais cedo. Ou pior, ser barrado ainda no aeroporto. Por isso, verifique toda a documentação necessária para desembarcar no país destino e providencie o que é exigido com antecedência.
8. Ignorar regras aduaneiras
Também antes de viajar, confira o que você pode levar na bagagem e o que não é autorizado entrar no país que você está visitando. Para voos domésticos, as regras costumam ser padrão nas companhias aéreas, mas em voos internacionais, a regulamentação pode mudar de país para país.
9. Reservar voos com conexões muito curtas
Ninguém quer ficar horas e horas em um aeroporto, mas ninguém quer também perder o próximo voo porque chegou tarde ou se perdeu no terminal aéreo. O mínimo de uma conexão, aqui no Brasil, deve ser de uma hora, especialmente em aeroportos grandes, onde é preciso andar muito para ir de um portão a outro. Confira este detalhe ao adquirir suas passagens aéreas e certifique-se de que o intervalo entre um voo e outro será o suficiente para você pelo menos respirar e esticar as pernas.
10. Levar apenas um cartão de crédito ou apenas dinheiro
Nunca é demais lembrar que imprevistos acontecem. E quando o assunto é dinheiro, as chances de coisas inesperadas surgirem ao longo do caminho só aumentam. Para evitar problemas, vale a pena levar pelo menos dois cartões e certa quantia em dinheiro vivo. Outro cuidado é deixar sempre a maior parte do valor levado para a viagem dentro do hotel, junto com um ou mais cartões reservas, e andar sempre com o necessário para os gastos do dia. Caso você perca a sua carteira ou seja roubado, ainda haverá uma segunda opção em segurança.
11. Confiar cegamente em locais
Por mais amigável ou seguro que seja o lugar que você está visitando, há sempre o risco de pessoas mal intencionadas atravessarem o seu caminho. Fique atento e não confie cegamente em pessoas aparentemente muito solícitas. Você pode ser vítima de um golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário