quinta-feira, 30 de julho de 2015

Como despachar sua mala de uma estação de trem na Suíça direto para o Brasil

http://www.viajenaviagem.com/2015/07/como-despachar-sua-mala-de-uma-estacao-de-trem-na-suica-direto-para-o-brasil

Natalie Soares
por Natalie Soares
Fly-Rail-Bagage Suíça
Sinalização no aeroporto de Zurique
Tem coisa mais chata do que, depois de um longo voo, precisar fazer a conexão entre o aeroporto e a estação de trem carregando uma mala? Já pensou em só precisar buscar sua bagagem quando chegar no seu destino final? A Suíça possui um prático sistema de integração entre os aviões e os trens para entrega das bagagens que proporciona uma baita comodidade para o viajante.
Em poucas palavras, com o Fly-Rail-Bagage você pode despachar sua mala no balcão de check-in da Swiss no Brasil e retirá-la apenas no seu destino final, caso a conexão seja feita de trem. O contrário também funciona muito bem: é possível despachar sua mala direto na estação central de uma cidade na Suíça e a própria estação providencia a conexão e o envio da sua bagagem direto para o Brasil.
Fly-Rail-Bagage Suíça
Trem chegando no aeroporto de Zurique
Como funciona Fly-Rail-Bagage?
É tudo muito prático. A partir de 24 horas antes da sua partida, você pode despachar sua mala na estação central e enviá-la direto para o Brasil, desde que seu voo passe por Zurique ou Genebra. O mesmo processo é válido a partir do aeroporto no Brasil direto para o seu destino na Suíça.
Usando essa comodidade ao sair do Brasil, sua mala estará disponível no mesmo dia da sua chegada após as 18 horas (em alguns destinos, o horário de entrega é um pouco mais tarde) na estação central da cidade. É nessa estação que também é feito o check-in das malas na volta. O custo desse serviço no Brasil é de CHF 22.
Fly-Rail-Bagage Suíça
tag identificando o Fly-Rail-Bagage no check-in da Swiss em GRU
Eu utilizei esse esquema no trajeto Basiléia – São Paulo e foi mais tranquilo do que imaginava. Dentro da estação central, o balcão para despachar bagagem ficava no subsolo ao lado dos armários e tinha a fachada bem sinalizada. Caso você não consiga encontrá-lo, basta perguntar no quiosque de venda de passagens ou para algum funcionário da estação.
Fly-Rail-Bagage Suíça
Balcão de check-in das malas na estação da Basiléia
Para despachar a mala, a atendente providenciou o check-in do meu voo para o Brasil, já imprimiu o bilhete e etiquetou a bagagem para o destino final. É preciso apresentar o passaporte, o comprovante da passagem aérea e o bilhete de trem ou Swiss Travel Pass. Após o check-in confirmado, é preciso pagar uma taxa de CHF 22 para cada volume e pronto. Malinha, te vejo em São Paulo!
Fly-Rail-Bagage Suíça
Funcionária da SBB fazendo o check-in do voo para o Brasil
Fique atento a um detalhe: só são aceitas bagagens de até 32 kg e objetos volumosos como bicicletas, pranchas de surfe ou esquis não podem ser entregues para check-in do Fly-Rail-Bagage.
Fly-Rail-Bagage Suíça
Procure por essa sinalização na hora de despachar sua mala
Segundo o SAC da Lufthansa, embora as cias áreas agora pertençam ao mesmo grupo, esse serviço ainda não é oferecido na rota Alemanha-Brasil.
Qual horário chegar na estação?
A informação oficial diz que para usufruir dessa comodidade, é preciso despachar a mala antes das 9 horas da manhã, mas descobri, na prática, que esse horário pode variar de acordo com a cidade onde você está e do horário do seu voo. Na Basiléia, por exemplo, eu poderia despachar minha bagagem até as 14:40 tendo em vista que meu voo para o Brasil partiria apenas as 22:40.
O site da concessionária de transporte público da Suíça, a SBB, fornece uma tabela de horários completa com as informações para retirada e check-in das bagagens nas diferentes cidades suíças. Aqui você pode consultar os horários certinhos de acordo com o seu itinerário.
Fly-Rail-Bagage Suíça
O Fly-Rail-Baggage é um sistema seguro e eficaz que proporciona a facilidade de poder aproveitar o último ou primeiro dia da viagem sem se preocupar em transportar seu volume extra. Eu, por exemplo, consegui aproveitar o dia na Basiléia, seguir até o Vitra Museum, na cidade Weil am Rhein na Alemanha, para, só então, seguir para Zurique de trem sem ter que me preocupar em subir / descer escadas carregando uma mala.
O Ricardo Freire também testou o serviço semelhante que garante o transporte da sua bagagem entre uma estação de trem e outra.
Natalie viajou a convite de Switzerland Tourism e Atout France.

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário